CAU016
PRÉDIOS PÚBLICOS | PROJETO | CONCURSO | BRASÍLIA, BRASIL
Área: 2.400,00 m²
Ano: 2016
Localização: Brasília, Distrito Federal, Brasil
Responsável técnico: Arquiteto Sérgio Ilha Ramos CAU A70410-5
Coautores: Arquiteto Leonardo Prazeres e Arquiteto Henrique Castelan
Sobre uma base sólida de concreto, aproveitando o caimento natural do terreno e configurando
uma alameda bulevar, duas barras imponentes se destacam na paisagem. Com acessos independentes, mas ambos fazendo parte de uma grande base se adentram ao conjunto com plenas condições de acessibilidade e conforto numa escala agradável e próxima ao usuário.
Com o objetivo de abrigar as atividades dos programas para a sede do CAU/BR e IAB/DF, as
edificações surgem como elementos de configuração do espaço aberto. As duas barras estão posicionadas de forma a “convidar” para adentrar ao ambiente da praça e disfrutar de um microclima gerado pelo conjunto de elementos que trazem uma sensação de bem-estar, tranquilidade e natureza. A praça é, por sua vez, um “presente” para a cidade, pois se apresenta como um pocket park para usuários diversos, fora do expediente das atividades desenvolvidas nos prédios. Valoriza a paisagem urbana do Plano Piloto, nosso patrimônio cultural.
As edificações estão descoladas da base por uma grande praça em rampa, permeadas por espelhos d’água e por uma densa vegetação nativa característica da região. A força do concreto se mistura à leveza das fachadas de vidro, ventiladas por esquadrias com sistema maxim ar e recobertas por leves brises de chapa metálica micro perfurada, os quais têm um papel importante como elementos de individualização de cada prédio.
O Centro cultural IAB se revela ao fim da praça e interage com ela, espaço de exposições, foyer do auditório, restaurante, tudo pode estar aberto e integrado com esse bulevar. Sua posição é estratégica pois confere acesso independente das edificações corporativas e se propõe a funcionar de modo autônomo a estas. Um projeto simples, porém, com suas características próprias e respeitando a importância das Instituições que abriga e dos profissionais que lá serão recebidos.
As soluções construtivas primam pela qualidade, adequabilidade ao programa, localização e conceito do projeto. Se justificam pela possível implementação por etapas e manutenção pós-ocupação. Tanto o sistema estrutural, como o sistema de proteção solar metálica, confere à edificação o caráter construtivo ágil inerente às construções pré-fabricadas.