CAX050
PRÉDIOS PÚBLICOS | PROJETO | JUSTIÇA DO TRABALHO | CAXIAS DO SUL, BRASIL
Área: 6.124,80 m²
Ano: 2016
Localização: Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Responsável técnico: Arquiteto Sérgio Ilha Ramos CAU A70410-5
Registro de Responsabilidade Técnica: 07693487
Coautores: Arquiteto Cícero Santini, Arquiteto Henrique Rocha e Arquiteto Henrique Castelan
O prédio possui características que atenderão plenamente as necessidades dos magistrados, servidores e jurisdicionados, em especial nos aspectos pertinentes à acessibilidade, funcionalidade, adequação ao interesse público, economia de execução, conservação, operação e manutenção do imóvel.
Aspectos de sustentabilidade e economia também foram contemplados na implantação do prédio, tais como: posicionamento dos ambientes de maior permanência como secretaria, gabinetes e sala de audiências na melhor insolação, janelas amplas para minimizar o uso de iluminação artificial. Além disso, outras ações sustentáveis que fazem parte do novo prédio como emprego de luminárias LED de alto desempenho, utilização de materiais de origem local, uso de pisos externos permeáveis para facilitar a drenagem das águas pluviais, entre outros.
Internamente, todo o prédio utiliza divisórias de gesso acartonado que possibilitam flexibilidade na distribuição espacial dos ambientes, caso sejam necessárias alterações futuras. A padronização de áreas, materiais de acabamento e de instalações visa redução de custos na execução da edificação e na manutenção da mesma ao longo do tempo, buscando atender também as faixas de custos aceitáveis para edificações novas definidos pelo CSJT para o estado do Rio Grande do Sul.
Na parte estética foram adotadas soluções com a mesma linguagem utilizada nos outros foros, buscando uma identidade visual para a justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul.