CNX011
USO MISTO | PROJETO | TCC | PORTO ALEGRE, BRASIL
Área: 14.515,00 m²
Ano: 2011
Localização: Porto alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Acadêmico: Sérgio Ilha Ramos
Orientador: Arquiteto Eduardo Lisboa Galvão de Freitas
PROJETO:
Revitalização urbana através de um preenchimento de quadra. Hoje existe uma garagem térrea descoberta de um lado, e do outro lado do muro o antigo refeitório dos armazéns, abandonado e degradado. A proposta tem no lado da cidade um prédio de uso misto, com garagem, apartamentos duplex, e loja, separados por um pavimento de passagem e conexão entre a cidade e a água. Para estabelecer conexão entre os polos, uma passarela treliçada acima da rua, com cota de 6,25m, é trespassada sobre a avenida, chegando ao Cais Mauá, em um amplo mirante com bar e mesas para melhor apreciação da paisagem típica porto alegrense, o pôr do sol.
LOCAL:
Rua Siqueira Campos, 664 - Centro, Porto Alegre - RS. Um endereço central tanto da cidade quanto do cais, pois as únicas comportas de acesso para ele estão distantes em 250m de raio. Possui frente para a Avenida Mauá e para Rua Siqueira campos, principais vias incidentes no projeto, além do próprio Cais e sua orla. A região possui fluxo intenso de automóveis e pedestres durante o dia, tornando-se uma área insegura à noite. Seu caráter histórico-cultural é o que mais caracteriza o entorno, entretanto existem diversos prédios de usos mistos, serviços, garagens e praças que formam o complexo urbano central da capital.
PÚBLICO:
O projeto visa atrair o fluxo de pedestres para a orla do Guaíba, com comércio e serviços, atividades culturais e gastronômicas, e também fixar população com habilitação de padrão mais elevado que o encontrado hoje no centro, gerando vida em todos os dias e horários, desencadeando um processo de revitalização, reciclagem e animação do cais e do centro histórico porto alegrense, aumentando o interesse, participação e o fluxo de pessoas gerando segurança, limpeza e principalmente consciência social.