OSO052
PRÉDIOS PÚBLICOS | PROJETO | JUSTIÇA DO TRABALHO | OSÓRIO, BRASIL
Área: 550,00 m²
Ano: 2016
Localização: Osório, Rio Grande do Sul, Brasil
Responsável técnico: Arquiteto Sérgio Ilha Ramos CAU A70410-5
Registro de Responsabilidade Técnica: 07693350
Coautores: Arquiteto Cícero Santini, Arquiteto Henrique Rocha e Arquiteto Henrique Castelan
Visando reduzir custos e ao mesmo tempo propor um partido arquitetônico que possa ser adaptado e ampliado ao longo do tempo com o mínimo de impacto no prédio em operação, o projeto adota uma linguagem arquitetônica sobrea, acolhedora e transparente, aos olhos do usuário ao mesmo tempo que mantêm um caráter próprio das sedes da Justiça do Trabalho, facilitando sua identificação como prédio público.
Os ambientes internos atendem ao programa de necessidades do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Ainda prevê acessibilidade universal, inserida em uma arquitetura rigorosamente modular, possibilitando futuras ampliações e manutenções com custo reduzido e sem descaracterizar o projeto.
A origem do partido arquitetônico se deu através da setorização e de um agrupamento de áreas com atividades e funções similares, zoneando–as em 3 faixas distintas: Executiva, onde se encontram os juízes, assessores, salas de audiências e conciliações; Operacional, contemplando a secretaria, atendimento e espera de público geral; e Apoios, na qual se encaixa áreas anexas às operacionais, além de ambientes cuja função pode ser alterada conforme futuras ampliações.
O terreno no qual o prédio está inserido, pela sua dimensão e topografia, não impôs fortes condicionantes, nem apresentou vegetação a ser mantida. O prédio está posicionado de forma a privilegiar as melhores posições para insolação e ventilação, tendo um entorno sem grandes construções adjacentes, evitando – se assim qualquer grande interferência às edificações.