PRJ005
TERMINAL METROVIÁRIO | PROJETO | UFRGS | PORTO ALEGRE, BRASIL
Área: 15.000,00 m²
Ano: 2009
Localização: Porto alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Acadêmico: Sérgio Ilha Ramos
Professor: Arquiteto Luis Carlos Macchi Silva
O projeto se baseia no conceito de planos de concreto inclinados, formando um grande pórtico, que comunica o bairro com o parque Marinha do Brasil, cobrindo a Rua Barbedo, ao mesmo tempo que cria um terminal de ônibus na mesma. Para maior rapidez e facilidade de deslocamento o terminal de ônibus tem acesso direto à estação metroviária, com um caminho fluido e dirigido às plataformas, nas quais se encontram pequenas lojas de convenicências, assim como os quiosques do terminal de ônibus, localizados na calçada norte, evitando congestionamento na entrada da estação.
Nas fachadas mais criticas quanto à insolação, brises soleis protegem a mesma, diminuindo o gasto energético do condicionamento de ar do saguão, o mesmo tempo que permite a entrada de luminosidade pela fachada sul, economizando também nesse quesito.
O projeto ainda dispões de um mezanino para uso dos funcionários, com copa e sanitários, e com uma grande área livre e com visual para o saguão, para possíveis exposições e eventos.
Todas as salas de uso exclusivo de funcionários estão dispostas de maneira a evitar o contato com o público, evitando a intrusão do mesmo nas áreas de trabalho. as áreas voltadas
aos usuários comuns do metrô também estão dispostas de maneira a facilitar a circulação e o fluxo diário da estação.
Apesar da forma irregular, o projeto está atrelado à uma malha de 9000x9000m com um submódulo de 1500x1500mm. Usa se sempre materiais pré fabricados como lajes tipo Roth e
blocos cerâmicos, além de painéis wall e de gesso acartonado, com um piso padrão de granito branco itaunas, racionalizando o projeto e a execução, diminuindo desperdícios e quebras.
A proposta de parada de ônibus para a linha turismo de Porto alegre utiliza chapas de aço corten (aço patinável) soldadas nos encaixes e reforçadas com cantoneiras nas chapas que formam a cobertura.
Busca não apenas a funcionalidade mas sim a mistura da arte com o cotidiano inspirado no famoso ícone da capital gaúcha, o Monumento dos Açorianos, do escultor Carlos Tenius, transformando a parada em uma escultura, aproximando a população comum à arte e entrando em contato direto com o turista deixando claro a cultura regional.
Apesar de uma disposição irregular, as chapas se posicionam dentro de uma malha rígida de 250x250mm, buscando sempre diagonais alinhadas, criando movimento e espaços de circulação bem como nichos para espera do coletivo e também para abrigo de uma pequena loja de artigos turísticos e revistas. Ao todo se compõe de 4 módulos distintos de 4000x3000mm, podendo gerar paradas diferentes pela cidade, porém com a mesma linguagem, sendo reconhecida pelo turísmo.