URB001
URBANISMO | PROJETO | UFRGS | PORTO ALEGRE, BRASIL
Área: 16.000,00 m²
Ano: 2010
Localização: Porto alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Acadêmico: Sérgio Ilha Ramos
ProfessorA: Arquiteta Livia Salomão Piccinini
“De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão! Todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração! Todos juntos vamos pra frente Brasil! Salve a seleção!”
Caminhos da Copa, texto de 2010
Em 2014 o Brasil será sede da Copa do Mundo de Futebol FIFA, e Porto Alegre terá pelo menos 3 partidas no Estádio Beira Rio, casa do Sport Club Internacional, que hoje passa por reforma para se adequar às exigências do evento. Contudo, a cidade que terá 1 bilhão de espectadores voltados para ela nos dias de jogos ainda não está adaptada para receber a visita dos nobres futebolistas e seus torcedores. Para isso, o projeto apresentado propões uma revitalização do entorno imediato ao estádio, levando em conta não só o momento da Copa do Mundo, mas o legado que estas intervenções deixarão.
O projeto urbano visou desenvolvimento dos espaços e suas conexões, aplicando teorias e conceitos adquiridos ao longo do semestre, reproduzindo padrões de qualidade arquitetônica já consagrados, em uma área circular de 16.000m², de forma que possa ser reproduzida em outros pontos do entorno, com as devidas nuances. Pensando sempre no fluxo de pedestres e nas mais variadas situações de estar e passagem dos mesmos, o projeto cria áreas com bares e restaurantes, bem como lojas e serviços com dois prédios modulados que podem abrigar diversas atividades, a princípio, de ensino. As interfaces do projeto e da área de atuação são tratadas sempre conectadas e sempre provendo diversidade com qualidade e racionalidade, seguindo uma rígida modulação, o que permite a ampliação do projeto e adaptação a cada situação. Embora haja uma trama muito forte, ainda há espaço para uma “licença poética”, desenhando caminhos orgânicos que embelezam o projeto paisagístico.
Na esperança que os espaços em desenvolvimento projetados para a Copa de 2014 sigam uma lógica atemporal e que leve em consideração também o que ficará para a cidade, este humilde anteprojeto possibilita um estudo aprofundado a respeito do tema que já é realidade no país.